quarta-feira, 29 de junho de 2011

Reproduções de pinturas de Arte Moderna e Contemporânea

Feira Educar para as Artes - visão global

Tecelagem - Tapeçaria bordada (5ºB)

Artesanato


A transformação artesanal dos fios têxteis, como o linho a lã ou o sisal, era um trabalho lento e laborioso.
Em Portugal a fiação e a tecelagem, foi ao longo dos tempos uma actividade familiar.
Embora o trabalho no tear ser normalmente executado pela mulher havia alguns homens que também o executavam
A tecelagem consiste no entrelaçar de dois fios têxteis de modo a produzir os tecidos.
O tear é o aparelho mecânico em que são montados os fios da teia e onde estes vão ser cruzados pelos fios da trama de uma forma semi-automatizada.
Na tecelagem artesanal, os teares utilizados são movimentados pela acção directa da forma humana, do tecelão ou da tecedeira.

Tapeçaria

A tapeçaria bordada executa-se numa tela que mais não é que fios entrelaçados e cruzados entre si. Normalmente a tapeçaria bordada é a execução de um desenho previamente feito com pontos de agulha com lã ou algodão.
A tapeçaria tecida, pode ser obtida por produção industrial ou artesanal.Normalmente usa-se a lã ou o algodão de várias cores.
As técnicas mistas são aquelas que usam os dois processos atrás descritos e onde se podem introduzir outros materiais.



Os texteis - fibras naturais e fibras artificiais

Têxteis
O fabrico de vestuário foi uma necessidade sentida pelo homem para se proteger e adaptar à vida em zonas de clima rigoroso.


Arte regional
Os têxteis são aplicados em variadíssimos objectos do nosso quotidiano, sejam eles roupas que vestimos, tapetes, cortinas, etc
Um tecido é criado pelo entrelaçar de dois fios (teia e trama), perpendiculares entre si, que podem ter origem natural ou não natural. Nas naturais temos as de origem animal e origem vegetal, nos não naturais temos as fibras sintéticas, os nylons e os terilenes.


Fibras naturais.
A lã de origem animal, tem a sua nascença no pêlo de alguns animais: carneiros, cabras, camelos, etc
A seda de origem animal é produzida pela segregação glandular do bicho-da-seda que com a sua saliva constrói um casulo, este depois de mergulhado em água quente possibilita que o fio se retire na sua totalidade..
O algodão de origem vegetal, é extraído da flor do algodoeiro. É a fibra mais utilizada devido ao vestuário confeccionado com este material ser muito confortável.
O linho é uma fibra vegetal, dá-se geralmente em terrenos sílico-argilosos. A sua colheita é feita antes do amadurecimento das cápsulas, quando a planta começa a apresentar um tom amarelado. O linho tem que ser espadelado, que consiste em bater o linho com um utensílio chamado espadela, com pancadas fortes, num ritmo regular e rápido. Durante a secagem o linho tem que ser separado em longas tiras. O sedeiro é um cepo  de madeira revestido de metal onde estão cravados dentes de aço arredondados. O linho será depois fiado, dobado e passará ao tear onde será confeccionado o tecido.
Fibras artificiais
As fibras artificiais são produzidas em laboratórios a partir de produtos químicos.
O nylon é uma fibra artificial com propriedades especiais que lhe conferem uma boa utilidade para a industria têxtil.
O polyester é também um exemplo de uma fibra artificial com propriedades muito próprias, o que o torna muito interessante para a industria da confecção.

EXPOSIÇÃO Animais Fantásticos

segunda-feira, 13 de junho de 2011

10 de Junho

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, e também um feriado nacional de Portugal.