quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Nicolinas

Nicolinas são as festas dos estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. A primeira referência às Festas Nicolinas é em 1664, ano em que foi construída em Guimarães a Capela de São Nicolau. Em 1691 surgem os primeiros estatutos académicos, os estatutos da Irmandade de S.Nicolau.
História
A circunstância de em 1664 ter sido construída em Guimarães uma Capela em honra a São Nicolau e ainda o facto de em 1691 terem sido criados os estatutos da Irmandade de S.Nicolau, são factos por si só reveladores de que o culto a São Nicolau na cidade de Guimarães era bastante anterior ao século XVII, época em que materializou em edifícios e documentos estatutários. Os historiadores situam o início das Festas Nicolinas, não enquanto tal mas enquanto início do culto a S.Nicolau, durante o século XIV, altura em que o culto europeu a São Nicolau chega a Guimarães.
Pinheiro e Ceias Nicolinas
Acontece a 29 de Novembro. O enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas iniciam as celebrações em honra de São Nicolau. É o número mais concorrido das Festas Nicolinas. Altura em que os estudantes das secundárias de Guimarães e os antigos alunos das mesmas (pertencentes à irmandade de S. Nicolau inclusive) reúnem-se e jantam pelos restaurantes do centro de Guimarães. Tradicionalmente comem rojões com grelos e papas de sarrabulho e bebem vinho verde. No final do jantar concentram-se todos no Cano, ao lado do Campo de São Mamede, e começam o cortejo do Pinheiro pelas ruas do centro de Guimarães, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos "Toques Nicolinos". Actualmente outras pessoas alem dos alunos juntam-se à festa, sendo muito recentemente pessoas de localidades próximas e inclusive pessoas que a ela se dirigem do resto do país.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

19º edição do festival Guimarães Jazz 2010

O que é o jazz?

O jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.

Um festival com uma afluência que ultrapassou as expectativas, sendo a maior de sempre, com uma programação de alto nível e uma organização de grande qualidade.Com um público mais heterogéneo do que seria de esperar num festival de Jazz, nota-se um interesse mais abrangente na música Jazz por parte das pessoas, que diga-se, também vieram muitos sítios do país e do mundo para o festival. Atingiu assim a maioridade cronológica mas também de conteúdo, este 19º Guimarães Jazz, que definitivamente está no circuito internacional de festivais de Jazz, ficando-se assim a aguardar a 20ª edição com a expectativa de ainda ser um evento ainda maior em qualidade e em afluência de público.
 É bom viver em Guimarães ? Nesta altura...sem dúvida !

“A coragem de Tição” - Luís Represas

O músico Luís Represas esteve em quatro estabelecimentos de ensino do concelho de Guimarães a apresentar o seu mais recente projecto... literário. Depois da música, «A Coragem de Tição» é o primeiro livro de sua autoria.
Pelas 14 horas Luís Represas esteve na Escola EB1 do Deserto, na freguesia de Prazins Santo Tirso, duas horas depois na Escola Santos Simões e, ainda, às 18 horas  no Agrupamento de Escolas de Abação.