O jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.
Um festival com uma afluência que ultrapassou as expectativas, sendo a maior de sempre, com uma programação de alto nível e uma organização de grande qualidade.Com um público mais heterogéneo do que seria de esperar num festival de Jazz, nota-se um interesse mais abrangente na música Jazz por parte das pessoas, que diga-se, também vieram muitos sítios do país e do mundo para o festival. Atingiu assim a maioridade cronológica mas também de conteúdo, este 19º Guimarães Jazz, que definitivamente está no circuito internacional de festivais de Jazz, ficando-se assim a aguardar a 20ª edição com a expectativa de ainda ser um evento ainda maior em qualidade e em afluência de público.
É bom viver em Guimarães ? Nesta altura...sem dúvida !
Sem comentários:
Enviar um comentário